Canal de Denúncias TSEA

Transformadores e Serviços de Energia das Américas – TSEA

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Formas de Contato

O Canal de Denúncias da TSEA energia possui outras formas para entrar em contato.

0800 721 9153

Dias úteis: Disponível de 07:00 às 20:00 horas.

canaldenunciatsea@deloitte.com

A qualquer momento.

Caixa de Voz

Dias úteis: Disponível após às 20 horas.
Finais de semana e feriados nacionais: 24 horas.

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Transformadores e Serviços de Energia das Américas – TSEA


Termos de uso

1. Este site é uma ferramenta on-line confidencial, operado pela Deloitte para permitir que os colaboradores, fornecedores, parceiros e demais públicos interessados da TSEA energia façam questionamentos e denunciem suspeitas de violações ao Código de Ética e Conduta, às suas políticas/ou às leis e aos regulamentos aplicáveis. A utilização deste site é totalmente voluntária. Encorajamos você a denunciar possíveis violações diretamente ao seu superior imediato, à Superintendência de Compliance, e/ou a um dos Comitês de Ética da Companhia. Contudo, se você se sentir mais confortável e seguro poderá utilizar este canal para fazer sua denúncia.

Esteja ciente de que as informações fornecidas sobre você e seus colegas, ou qualquer aspecto sobre operações da TSEA energia, podem resultar em decisões que afetam outras pessoas. Por isso, pedimos que você forneça somente informações que, até onde saiba, são corretas, verdadeiras e reais. Você não será alvo de retaliação por parte da TSEA energia, por nenhuma denúncia de suspeita de violações à lei e/ou ao Código de Ética e Conduta da Companhia feita de boa-fé, mesmo que, posteriormente, ela se revele incorreta ou improcedente. Esteja ciente, contudo, que o fornecimento intencional de informações falsas ou equivocadas não será tolerado. A denúncia anônima é aceita, mas é recomendável que você deixe alguma forma de identificação ou contato para que possamos acompanhar seu caso e tirar possíveis dúvidas. Em ambas as situações, as informações que você enviar serão tratadas de forma absolutamente confidencial e sigilosa

Que tipo de informação é coletada? O Canal de Denúncias da TSEA energia captura as seguintes informações:

I) descrição da suspeita de violação ao Código de Ética e Conduta, à lei ou a procedimentos e normas da empresa, incluindo todos os fatos e detalhes relevantes;

II) o nome, cargo e local de trabalho de todos os indivíduos mencionados na denúncia;

III) se você desejar fornecer, seu nome e detalhes de contato (para permitir que entremos em contato com você para esclarecer eventuais dúvidas);

IV) qualquer dúvida que você possa ter em relação ao Código de Ética e Conduta e ao funcionamento do Canal de Denúncias da TSEA energia.

Como serão utilizadas as informações? As informações fornecidas por você serão armazenadas em servidores hospedados pela Deloitte no Brasil. A menos que exigido de outra maneira pela legislação, as informações contidas no banco de dados do Canal de Denúncias da TSEA energia podem ser analisadas e utilizadas somente por indivíduos que precisem acessar os dados para concluir suas tarefas. Entre estes indivíduos se incluem os colaboradores responsáveis pelos Comitês de Ética, consultores externos da TSEA energia, trazidos para auxiliar na investigação da denúncia, e a equipe da Deloitte responsável pela prestação do serviço do Canal de Denúncias da TSEA energia.

A TSEA energia avaliará as informações fornecidas por você e poderá, se necessário, conduzir uma investigação. Sua cooperação e auxílio em tal investigação podem ser necessários. Se uma investigação apontar que ocorreu uma violação ao Código de Ética e Conduta, às políticas da TSEA energia e/ou à legislação e aos regulamentos aplicáveis, a Companhia tomará as medidas cabíveis de acordo com as circunstâncias.

A TSEA energia tomará as medidas técnicas, organizacionais e legais adequadas para proteger as informações fornecidas. A TSEA energia também exige que a Deloitte proteja adequadamente os seus dados pessoais e não os utilize para fins não autorizados.

2. O conteúdo, fotografias, marcas, títulos, sons, vídeos, dados, são de propriedade da Deloitte e/ou da TSEA energia, não sendo autorizada sua reprodução, transmissão, exploração, armazenamento ou qualquer tipo de uso. O usuário assume toda e qualquer responsabilidade, de caráter civil e/ou criminal, pela utilização indevida de todo e qualquer material do site

3. O provimento de condições apropriadas de acesso à Internet é de responsabilidade da prestadora de serviços contratada pelo usuário para tal finalidade (provedor). Em caso de perda de conexão à Internet, no momento do registro de um relato e/ou envio de informações, não será devida qualquer indenização por parte da Deloitte, tendo o usuário que aceitar a implicação da eventual falha.

4. O conteúdo dos relatos preenchidos no formulário eletrônico do site é de única e exclusiva responsabilidade do usuário. A Deloitte não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente dos relatos registrados por terceiros.

5. A Deloitte não registra o IP pelo qual o usuário acessou o site.

6. Os relatos poderão ser registrados de forma anônima, sempre que o usuário desejar.

7. Qualquer acesso não autorizado a áreas privativas do site, assim como tentativas ou consumação de acesso ao código-fonte, serão consideradas atos de violação, sendo devidamente tratadas de acordo com a especificação penal vigente à época.


Registre o seu relato

A TSEA energia preza pela integridade, transparência e responsabilidade nas relações com todos os seus públicos. Por isso, a informação verdadeira e honesta e o cuidado com a conduta ética de seus líderes, colaboradores e fornecedores são sempre valorizados.

Qualquer ato que não estiver de acordo com o Código de Ética e Conduta deve ser reportado. Além disso, qualquer informação ou situação que possa prejudicar a Companhia ou algum de seus públicos é importante, merece atenção e pode ser relatada ao Canal de Denúncias da TSEA energia.

O Canal de Denúncias da TSEA energia é atendido pela Deloitte, uma empresa séria e independente, que assegurará a confidencialidade das suas informações. Todos os relatos podem ser feitos com 100% de anonimato e não há o registro dos IPs dos computadores dos usuários do sistema via internet.

Conheça o Código de Ética e Conduta da TSEA energia, clicando aqui.


Dúvidas Frequentes

Não tenho certeza se o que observei viola o Código de Ética e Conduta. O que devo fazer?

O primeiro passo é consultar o seu Gerente ou Diretor. Na dúvida ou se não estiver confortável com a consulta, entre em contato com o Canal de Denúncias. É preferível realizar um relato anônimo a se omitir.

Quem tem acesso aos relatos?

Além da Deloitte, que opera o Canal de Denúncias os membros do Comitê de Ética, possuem acesso aos relatos, após tratamento da Deloitte.

Se os meus superiores estiverem envolvidos, vou ser retaliado?

Não. A decisão da Instituição é de não tolerar retaliações e será garantido o total anonimato.

Qual o benefício de registrar um relato?

Todos ganham com um ambiente saudável, em que as relações são transparentes e não prejudicam nenhum envolvido (colaboradores, fornecedores, parceiros e a Instituição).

Como posso acompanhar o relato que fiz?

Você receberá um protocolo e uma senha para acompanhar o andamento do tratamento via 0800 ou no site/intranet. Você poderá ainda fornecer informações adicionais sobre o evento, auxiliando no tratamento.